sábado, 5 de outubro de 2013

Um exemplo a ser seguido - Voluntários se unem a partir deste sábado para revitalizar espaço coletivo de lazer no Jardim Niceia



União e a internet reformam área pública
Voluntários se unem a partir deste sábado para revitalizar espaço coletivo de lazer no Jardim Niceia 

Marcella Moreira/ Colaboração para o BOM DIA - edição de 05/10/2013

O oásis é um lugar de sombra e água fresca no deserto que se deseja encontrar. Inspirado nessa analogia e na crença de que “um sonho que se sonha junto pode ser realidade”, será realizado hoje e amanhã o Jogo Oasis, no bairro Jardim Niceia.

Trata-se de uma iniciativa conjunta entre o Instituto Elos e a AIESEC que reunirá voluntários, moradores, ONGs, comunidade e empresas locais para a realização de um sonho coletivo.

A partir das 8h da manhã de hoje, os participantes se reunirão na quadra de futebol do bairro e serão divididos em equipes de pintura, construção e jardinagem. O objetivo é revitalizar a área de modo que sirva de ponto de encontro e lazer para crianças e adultos que moram por ali.

O trabalho, que segue até amanhã, é a quinta etapa, chamada de “Milagre”, de um projeto que já contou com o reconhecimento do bairro, a descoberta de talentos locais, a investigação dos desejos da comunidade e o planejamento para realização da ação.

O encerramento ainda contará com uma celebração no próximo Dia das Crianças e um balanço para que os moradores realizem outros desejos comuns. “A ideia é que depois da reforma, a comunidade se sinta apta a transformar positivamente o seu espaço e o seu cotidiano. Queremos que eles acreditem que juntos podem realizar”, comenta Gustavo Fragososo, um dos líderes da AIESEC.

O financiamento do projeto é colaborativo e aconteceu por meio da ferramenta virtual Catarse e de empresas e instituições de ensino da cidade, que reuniram cerca de R$ 1.500 em verba e materiais para construção. Qualquer pessoa pode contribuir com a revitalização do Niceia. Mais informações podem ser obtidas pelo www.catarse.me/pt/oasis.

Projeto conta com parceiros sociais por todo o mundo
Reconhecida pela Unesco como a maior organização de jovens universitários do mundo, a AIESEC forma uma rede global de trabalho e intercâmbios profissionais que visa desenvolver e explorar o potencial de liderança de seus participantes.

O Instituto Elos Brasil, por sua vez, é o idealizador do Jogo Oasis, uma metodologia aplicada em mais de 200 comunidades do mundo, baseada na crença de construir o melhor dos mundos de forma livre e espontânea.

A esta empreitada, também se juntou o Catarse, uma ferramenta colaborativa para financiamento de projetos de todos os portes que tenham potencial para impactar comunidades. Para saber mais sobre essas iniciativas, acesse: www.institutoelos.org, www.aiesec.org.br e www.catarse.me.

MAIS

O que levar

Além de muita disposição, a organização do evento sugere que os voluntários compareçam no local com: capa de chuva (por prevenção, embora a previsão seja de dias ensolarados); roupas adequadas para trabalhar em obra, como luvas de couro ou borracha; bota ou tênis confortável; protetor solar e chapéu

86 mil membros fazem parte da AIESEC, presentes em 113 países e territórios


Jornal da Cidade de Bauru - 06/10/13

'Milagre' ajuda a transformar Jardim Nicéia
Durante dois dias, voluntários e comunidade farão com que um sonho coletivo de espaço de lazer vire realidade
   
De forma lúdica, estudantes voluntários e moradores do Jardim Nicéia estão transformando um sonho do bairro em realidade. Desde ontem de manhã, cerca de 50 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, trabalham para construir um espaço que, além de abrigar as reuniões da comunidade, servirá como espaço coletivo de lazer. A previsão é de que tudo esteja pronto até o final da tarde de hoje.

Projeto criado pelo Instituto Elos contou ontem com participação de estudantes e voluntários no Jardim Nicéia

O projeto denominado ‘Oasis’, criado pelo Instituto Elos, é uma iniciativa da Aiesec (maior organização de jovens universitários do mundo) e está sendo promovido simultaneamente em 11 municípios do Brasil (leia mais abaixo). Um dos estudantes voluntários, Gustavo de Miranda Fragoso, que se autointitula “viajante do tempo”, revela que a proposta é de promover mudanças sociais por meio de um jogo.

“Eu sou o responsável por escrever o livro dos sonhos”, relata. “Tem toda uma história lúdica do jogo de que, em 2030, o mundo estava todo devastado e nós, que jogamos o jogo, conseguimos salvar o mundo. Só que esse livro dos sonhos, que estava escrito, foi queimado. A gente tem que voltar no tempo e escrever o livro de novo. Então, a gente está fazendo os jogos nas comunidades”.

De acordo com Fragoso, a “brincadeira séria” no Jardim Nicéia foi composta de sete etapas. No “Olhar”, o grupo observou a comunidade e identificou sua beleza e recursos. No “Afeto”, os moradores revelaram suas histórias e talentos do bairro foram identificados. No “Sonho”, voluntários descobriram o chamado “sonho mobilizador” da comunidade, que foi materializado em uma maquete.

Essa fase, segundo ele, revelou que o desejo dos moradores era contar com espaço para reuniões e lazer. “Depois do ‘Sonho’, a gente entrou na etapa do ‘Cuidado’ para garantir que esse sonho fosse construído. É a etapa de captação de recursos, incluindo os recursos internos da comunidade, para usar no ‘mão na massa’, e busca de recursos externos também, caso a gente não tenha conseguido achar aqui”, explica.

Além de tintas e ferramentas disponibilizadas pela própria comunidade, o projeto conseguiu a doação de materiais da Unesp e da Fundação para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB). Três entidades privadas de Bauru também contribuíram por meio da doação de plantas e de dinheiro. “Está sendo bem legal. A gente passou uns três finais de semana aqui, às sextas, sábados e domingos, e eles são bem receptivos com a gente”, afirma o estudante.

“Sonho Coletivo”


Às 8h, num terreno entre a creche do bairro e um campo de futebol, o grupo começou a transformar em realidade o sonho do Jardim Nicéia. O chamado “Milagre” mobilizou crianças, jovens e adultos que, divididos em equipes, com rolos de tinta, enxadas e pás nas mãos, iniciaram a pintura do muro, construção da sede da associação de moradores e o projeto de jardinagem e começaram a dar vida ao que antes era só sonho.

“A gente está fazendo ao lado da creche da USC uma casinha pequena para eles começarem a se reunir e, depois, poderem fazer outras coisas, e também uma área de lazer para as crianças e os adultos poderem ficar e brincar”, diz o universitário. O projeto inclui ainda construção de um pergolado envolto por trepadeiras, uma quadra de vôlei, um caminho ligando duas ruas e a revitalização de um palco, de onde as crianças assistem os jogos de futebol.

O pedreiro Adauton Cândido, de 51 anos, que mora há 21 anos no Jardim Nicéia, foi um dos que aderiu à iniciativa e colocou sua profissão do dia a dia à serviço da comunidade. “Um trabalho que ajuda a comunidade, as crianças, e melhora onde a gente mora é sempre muito bom”, afirma. “Muita gente não acreditou que daria certo, mas a gente tem que acreditar, não é?”.

A próxima fase do projeto, de acordo com Fragoso, será a “Celebração”, no próximo dia 12, Dia das Crianças, com uma festa para comemorar o sonho construído.

A última etapa é a “Re-evolução”. Durante três meses, o grupo irá se reunir com moradores para planejar novos desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário