quinta-feira, 17 de outubro de 2013
Rodovia Bauru-Iacanga - Duplicação tem atraso de licenças
17/10/2013
Duplicação tem atraso de licenças
Após anúncio de Alckmin, os entraves burocráticos impedem início das obras na rodovia Bauru-Iacanga Gabriel Duarte
gabrield@bomdiabauru.com.br
A duplicação da rodovia Bauru-Iacanga é um velho sonho dos moradores da região. O governador Geraldo Alckmin (PSDB), em visita a Bauru no dia 25 de julho, fez o anúncio de que, finalmente, as obras teriam início no dia 15 de agosto. No entanto, até o momento, isso não ocorreu, somando dois meses de atraso.
À época do anúncio do governador ainda não estava concluída toda a documentação referente a área do empreendimento. Apesar do processo de licitação já ter sido concluído.
Empreendimentos como o da duplicação da rodovia precisam ser liberados pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Para a execução do projeto são necessárias três licenças. A primeira é chamada de licença prévia, que permite que os estudos preliminares na área sejam feitos. As obras de duplicação já possuem esta licença. “As obras não estão paradas, a área já está sendo estudada, o que não temos é um canteiro de obras”, informou a Secretaria de Planejamento (Seplan).
O atraso das obras se deve em grande parte à dificuldade em se conseguir a segunda licença da Cetesb, a de instalação.
Para conseguir esta licença é preciso informar quais serão as áreas que deverão ser desapropriadas. Segundo a Seplan, o atraso nesta etapa do empreendimento ocorre pela dimensão da área. Para viabilizar a duplicação será preciso desapropriar áreas dos bairros Parque City, Vila São Paulo e Jardim Ivone. As obras vão até o trevo do aeroporto.
A prefeitura já publicou três decretos que tornam áreas de utilidade pública na região. Hoje mais dois decretos serão publicados para outros lotes. Com isso ficará à cargo do DER viabilizar junto a Cetesb a licença para o início da obra.
MAIS
Cronograma de obras será seguido:
A duplicação compreende um trecho de 11 km. O canteiro de obras será divido entre duas
construtoras. A Construcap, que será responsável por cinco quilômetros. Já os outros seis, serão construídos pela Sanches Tripoloni. Segundo o cronograma, a duplicação deve ser concluída em julho de 2014. Representantes da Sanches Tripoloni afirmam que este prazo será cumprido.
R$ 91 milhões deverão ser investidos na obra. Os recursos são estaduais
Matéria originalmente publicada no jornal Bom dia Bauru, edição de 17/10/2013
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Amigos, finalmente hoje, 23/10/13 o Jonal da Cidade traz pequena notícia na coluna "Entrelinhas" que SAIU A LICENÇA,da CETESB autorizando a instalação para inicio das obras de duplicação da SP 321. AGORA VAI OU RACHA
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