domingo, 10 de março de 2013

Combate à DENGUE

O Jornal de Cidade publica na edição de hoje uma matéria interessante chamada PRAGAS URBANAS, no caderno JC nos Bairros. Particularmente preocupante neste momento é a DENGUE com número de casos aumentando na cidade. A matéria completa pode ser lida clicando aqui .

Este blog se junta à campanha para combater a DENGUE  e pede aos moradores do NOVO JARDIM PAGANI que colaborem de todas as maneiras com a Secretaria da Saúde no combate dessa praga urbana que nos ameaça em toda a cidade. Seguem abaixo uma série de conselhos úteis que podemos seguir para o combate a essa epidemia.  Segue o texto da matéria, na parte que se refere à DENGUE.

 Clique na imagem para ampliá-la

Em dois meses, vilão da dengue fez mais de 800 vítimas
JC- Jornal dos Bairros - 10/03/2013

Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre a necessidade de medidas preventivas para conter infestação; leishmaniose também preocupa

Jardim Ferraz, Vila Ipiranga, Jardim Vitória e adjacências são os bairros que concentram o maior número de casos de dengue registrados em Bauru, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal. Mas a doença se espalha por todas as regiões do município. Até o fechamento desta edição, o último levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde apontou cerca de 830 casos confirmados nos dois primeiros meses de 2013.

A secretaria alerta que nunca é demais lembrar sobre a importância de tomar medidas preventivas rotineiras, como descartar todo material com potencial para criadouro de larvas do mosquito Aedes aegypti - como garrafas, latas, embalagens vazias, pneus, entre outros -, evitar vasos de plantas com pratos de plásticos, manter ralos internos e externos tampados, piscinas limpas, além de manter a limpeza das calhas antes de sair de casa por vários dias (leia mais no quadro abaixo).

Outro alerta da secretaria é para os moradores, proprietários de imóveis desocupados ou de terrenos sem construções que providenciem não só a capinação dos mesmos, quando necessário, mas também a retirada de todo o lixo ou entulho, já que as larvas do mosquito transmissor da dengue se proliferam em qualquer tipo de recipiente que armazene água, até mesmo tampinhas de garrafas.

Leishmaniose

Em fevereiro, Bauru registrou a primeira morte por Leishmaniose Visceral Americana (LVA) de 2013. João Ravanelli, 76 anos, faleceu no Hospital Estadual (HE), onde fazia tratamento. Em 2012, três pessoas morreram em decorrência da doença, e o município teve a maior incidência de casos do Estado de São Paulo nos últimos dez anos.

O mosquito-palha é o transmissor da leishmaniose, que assim como a dengue, cresce com a falta de higiene e manutenção adequada de terrenos baldios e quintais. Cuidar da saúde dos cães, que podem servir de reservatório do parasita, eliminar as fezes diárias dos animais, limpar quintais, podar árvores frutíferas, instalar telas nas janelas e embalar o lixo estão entre as recomendações para prevenir a proliferação do mosquito-palha.

Entretanto, apesar da colaboração da população ser fator fundamental para a prevenção da dengue, leishmaniose e outras doenças, flagrantes de descuidos e descaso em propriedades públicas e privadas são constantes.

‘Enquanto não houver conscientização...’

Para o coordenador da Defesa Civil de Bauru, Álvaro de Brito, de maneira geral, as cidades precisam olhar para as pragas urbanas e criar um serviço específico para atender essa demanda crescente. Entretanto, ele destaca que muitas dessas pragas estão sendo criadas pela população, como os pombos, que são alimentados nas calçadas e podem transmitir doenças.

“Os mosquitos transmissores da dengue e da leishmaniose são criados praticamente nas residências devido à falta de cuidados dos moradores que, depois, colocam a culpa no poder público”.

Brito ainda alerta para a cadeia que pode ser desencadeada pelo aumento desses bichos indesejados. “Onde há lixo, há barata. E onde há barata, há escorpião. O mesmo acontece com os ratos que vivem em lugares sujos e atraem cobras. Somente de formigas, há mais de 100 espécies na área urbana da nossa região. E há estudos que apontam que algumas delas podem conduzir infecção hospitalar,” preocupa-se.


Um comentário:

  1. Adalgizo W M Ferreira13 de março de 2013 às 06:00

    AS DROGAS ATINGEM A TODAS CAMADAS SOCIAIS, E A DENGUE JÁ É CONSIDERADA UMA "DROGA" PORQUE ESTÁ EM TODOS LUGARES, É PRECISO SEGUIR OS ENSINAMENTOS DAS AUTORIDADES E MANTER LIMPOS OS QUINTAIS. MESMO QUE NA SUA CASA NÃO TENHA PROBLEMAS DE ÁGUA PARADA, NO VISINHO PODER TER, SEJA ESPERTO, AVISE O VIZINHO, É PARA SEU PRÓPRIO BEM. PROPONHA FAZER AS ARMADILHAS.

    ResponderExcluir