quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Licitação da duplicação da Rodovia Bauru-Iacanga



Finalmente foi publicada a licitação para a duplicação do trecho inicial da Rodovia Bauru-Iacanga. 

Esperamos que a Prefeitura Municipal faça concomitantemente as obras necessárias na Rua Henrique Mingardi que margeia a rodovia, construindo galerias de captação de águas pluviais e a urbanização da rua ao longo da rodovia protegendo nossas ruas das destruidoras enxurradas que descem da parte alta do bairro quando a chuva é volumosa.

Começa licitação da Bauru-Iacanga

Obra de duplicação até o trevo do aeroporto será feita pelo governo do Estado e custará cerca de R$ 100 milhões

Nélson Gonçalves

O Diário Oficial do Estado publica em sua edição de hoje o edital de licitação para as obras de duplicação da rodovia Bauru-Iacanga, inicialmente até o trevo do aeroporto Moussa Tobias, num total de 11 quilômetros. 

O valor da obra é de R$ 100 milhões e será custeada pelo governo do Estado. O trecho da mesma rodovia em zona urbana, ou seja, até o final da Vila São Paulo, terá também vias marginais, com objetivo de reduzir os acidentes do local.

O anúncio da obra de duplicação foi feito em junho do ano passado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), após pedido público do deputado e presidente estadual do PSDB, Pedro Tobias. 

Ontem, Tobias afirmou: “Este é mais um compromisso do governador Geraldo Alckmin com Bauru que será cumprido. Toda vez que o governador se comprometeu com obras e recursos à cidade, ele cumpriu à risca. E assim será sempre, com outras reivindicações dos bauruenses e de moradores da nossa região”, disse o deputado. 

Ele lembra que, recentemente, o caso Hospital de Base teve um desfecho favorável em sua crise a partir das decisões tomadas pelo governador do Estado, que determinou prioridade absoluta para o caso HB, o que ocorreu a partir de um contrato com a Famesp.

O ex-vereador Marcelo Borges, presidente municipal do PSDB, declarou ontem, ao lado de Tobias, que “a duplicação da Bauru-Iacanga é uma das maiores expectativas não apenas dos moradores daquela região, mas de todos que usam a rodovia, que se tornou muito perigosa”. Enquanto vereador, ele fez gestões junto ao deputado Pedro Tobias para que a obra se tornasse prioridade do Estado.

Como adiantou o Jornal da Cidade, em reportagem publicada no dia 6 de novembro de 2012, a Prefeitura de Bauru se comprometeu a desapropriar as áreas necessárias para a viabilização das marginais da rodovia Bauru-Iacanga. 

A expectativa é a de que as obras comecem em junho, após o processo licitatório que escolherá a empresa que vai realizar a obra. Para se ter uma ideia, a Nações Norte custou cerca de R$ 50 milhões aos cofres do governo do Estado.

De acordo com o superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, o prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) se comprometeu a decretar a utilidade pública das áreas em zona urbana até janeiro do ano que vem. “Estamos começando a licitar e a execução começará no início do segundo semestre”.

O prazo para a conclusão das obras é de 15 a 18 meses. O projeto contempla mais de 11 quilômetros de extensão da via, da região urbana de Bauru até o aeroporto Moussa Tobias. “Aquela região vai se desenvolver. As marginais são importantes para separarmos o fluxo urbano do rodoviário. Fiquei impressionado com o tráfego da Marechal Rondon no horário de pico”, comenta Pelissioni, em recente visita ao JC.

Inicialmente, os recursos para a intervenção seriam do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). No entanto, o órgão ligado ao Banco Mundial decidiu não financiar a obra, que será custeada pelo orçamento do Governo do Estado de São Paulo.

O trecho entre o trevo do aeroporto até Ibitinga, passando pelos municípios de Arealva e Iacanga, já está em obras de recuperação para posterior construção da terceira faixa em boa parte de sua extensão.

A licitação para as obras e serviços de pavimentação da estrada vicinal que liga a SP 225 (Bauru-Jaú) à Fundação Casa, a partir do prolongamento da avenida Lúcio Luciano, será aberta em março próximo. A obra terá 2,5 quilômetros de extensão, custando, aproximadamente, R$ 1,6 milhão.

 

Um comentário:

  1. Adalgizo W Martins Ferreira14 de fevereiro de 2013 às 16:12

    Para os moradores de toda a região é a noticia mais esperada dos últimos 10 ou 15 anos. Vejo no texto que a óbra já está em mais de 100 milhôes e que será custeada pelo Estado, porque não foi com verba de Bancos Internacionais. Vamos cobrar o poder público municipal a despropriaçaõ para que seja construida as marginais. E Finalmente se as óbras iniciarem no segundo semestre, espero que em um ano este pronta uma pouca alem da trevo da Vila São Paulo.

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