domingo, 25 de março de 2012

As vielas/jardim do NOVO JARDIM PAGANI


Osmar Antonio Godoy e Adalgizo Martins, moradores do Novo Jardim Pagani, querem que as vielas sirvam de exemplo para ações similares no bairro

                 clique na imagem para vê-la ampliada

Plante seu jardim

Moradores mostram que com boa vontade é possível tornar as ruas da cidade um espaço mais bonito e agradável de viver

Wanessa Ferrari

Era uma vez uma viela

Osmar Antônio Godoy aprendeu, com seus 67 anos de vida, que viver não basta. É preciso ser feliz, ter sonhos e ir em busca deles. Ser apenas mais um neste mundo não o interessa. Ele quer fazer a diferença. 

E foi justamente essa a motivação para que ele decidisse transformar a viela localizada próxima a sua casa, no Novo Jardim Pagani, em um belo jardim, cheio de flores, sombra e borboletas.

A iniciativa foi posta em prática em meados de 2010, mas o projeto era parte de um sonho antigo.

“Eu via aquela viela toda cheia de mato, entulho e animais peçonhentos e não me conformava. Como podia morar em um lugar com uma paisagem como aquela. Por isso, resolvi fazer minha parte e dar o exemplo”, conta.

A primeira etapa da transformação foi a limpeza da viela, que teve apoio de algumas empresas de iniciativa privada. Do local foram retirados muitos baldes de caramujos africanos e quilos de entulho.

“Depois, desenhei o modo como eu queria que a viela ficasse e comecei o trabalho. Fiz as guias, plantei flores, dei toda a manutenção necessária, e ainda consegui patrocínio para parte dos custos. A ajuda foi pouca, mas essencial”, relata.

Processo que está registrado tim-tim por tim-tim nas páginas de uma pasta cheia de fotografias, recortes e registros, que ele leva debaixo do braço e tem na capa a seguinte descrição: “aqui está a dedicação, o esforço e a perseverança de quem quer e faz”.

A viela foi solenemente inaugurada em 19 de fevereiro de 2011 e hoje serve de inspiração para outras do bairro. Vendo o trabalho que teve – e ainda tem para manter a viela-jardim -, seo Osmar sente orgulho e tranquilidade.

“Gosto de me sentar aqui no chão, aproveitar a sombra, conversar com as plantas e refletir”, conta, sereno.

E quem ousa dizer que ele está errado? Afinal, já diz o ditado: o que se leva da vida é a vida que se leva.

Paixão e terapia
 
“Preocupo-me muito com a viela. Fico pensando o que será dela quando eu me for. Meus filhos já estão criados, mas a viela... Ela depende de mim”. É com essa frase que Marlene Baruffaldi Stevanato deixa transparecer a relação de paixão que construiu ao longo de 22 anos com a viela localizada em frente a sua casa, no Jardim Pagani.
Tudo começou quando, inconformada com o abandono do local, Marlene decidiu tomar a iniciativa e transformar o espaço em um belo jardim.
“Tirei umas 50 carroças de entulho”, lembra.
A princípio, o trabalho não recebeu apoio da família. Seu marido costumava dizer que o trabalho seria vão, afinal, a viela era pública. Com o falecimento dele, Marlene encontrou no trabalho uma terapia.
“Decidi fazer as coisas que pensava e gostava. A partir daí, não me importei mais com a opinião dos outros. Faço o que considero certo”, justifica.
Aos poucos, Marlene comprou algumas mudas de flores e as plantou no local. Muitas foram roubadas e ela pacientemente as substituiu. Com o tempo, o jardim conquistou o respeito da vizinhança e hoje serve de exemplo para outros locais do bairro.
“É minha paixão. Passou horas aqui, varrendo, aguando, podando... Gosto deste trabalho e como não trabalho fora, sinto-me na obrigação de ajudar o bairro de alguma forma. Mas, caso eu falte um dia, já estou preparando meu sucessor”, brinca, apontando o vizinho Ronaldo Pereira.
Nas horas de folga, Marlene aproveita para colher o que plantou. Usa a sombra das árvores da viela para ler um livro e conversar com os amigos.
“É uma delícia. Quando eu morrer, vão me ver por aqui, cuidando da viela e desfrutando dela”, promete, brincando.

Um comentário:

  1. Parabens ao Osmar e Donaa Marlene, exemplos de
    cidadãos e amigos da natureza. Ainda teremos todas as 19 vielas do Novo Jardim Pagani totalmente transformadas em "jardins". Será um grande exemplo para toda BAuru.Contamos com todos moradores para essa jornada.
    Adalgizo M Ferreira

    ResponderExcluir