terça-feira, 29 de junho de 2010

O projetado mini-distrito no Novo Jardim Pagani na Tribuna do Leitor do JC


Na edição de hoje, 29/06/2010, do Jornal da Cidade,foram publicadas, na Tribuna do leitor, duas cartas sobre a questão do mini-distrito industrial. Publico-as aqui.
Jornal da Cidade de Bauru e região
29/06/2010 - Cartas
 
Minidistrito no Pagani
A leitora Maria Helena Menezes Malmonge, na edição do JC de 20 de junho de 2010, expressa sua opinião favorável ao minidistrito industrial a ser instalado na entrada do Novo Jardim Pagani. Vou comentar alguns pontos de sua mensagem que acredito exigem novo esclarecimento:

Diz ela: ... “Não concordo com esta imposição de não querer que seja construído o minidistrito, pois está em uma área que não é tão próxima das residências.”

Em primeiro lugar, não se trata de nenhuma imposição da Associação de Moradores, pois o assunto, repito, foi objeto de discussão em uma reunião em novembro de 2009 para a qual todos foram convidados. E nessa reunião a grande maioria dos presentes foi contra a instalação do minidistrito.

Em segundo lugar, o minidistrito está sim próximo à área residencial. A primeira rua do bairro está a menos de 100 metros do local que já está degradada pela presença de barracões e pela retífica que ali funciona.

Prossegue ela: “...dentro do bairro existem outros problemas muito mais importantes para serem resolvidos, e não vai ser este minidistrito que vai acabar com o bairro, pelo contrário, ele virá para trazer esperanças para algumas pessoas que querem possuir um espaço no mercado. Quantos empregos serão criados?”

Sabemos que o bairro tem outros problemas, os quais, aliás, estamos lutando para resolver ou pelo menos minimizar com demandas constantes ao poder público e aos moradores do bairro. Isso não justifica a criação de um minidistrito industrial. Muito pelo contrário: os problemas que trará o minidistrito se somarão aos já existentes.

Criação de empregos? Isso é muito discutível. O que vai acontecer é que empresas que estão em outros locais da cidade se transferirão para cá apenas mudando de local os mesmos postos de trabalho, com raras exceções.

Por fim: “Construído, aquele espaço que hoje não está servindo para nada terá outra visão, com certeza estará mais iluminado, pessoas circulando com freqüência, e com tudo isto mais segurança.”

O fato de não haver nada no local não pode nos levar a fazer opções apressadas e inconvenientes para a qualidade de vida dos moradores do bairro. Existem muitas alternativas para o local que são infinitamente melhores para a comunidade do que uma intensificação da atividade industrial que contribuirá, com certeza para a que a já precária infraestrutura do bairro se deteriore ainda mais.

Antonio Morales de Camargo - morador do bairro e 1º secretário da Associação de Moradores do Novo Jardim Pagani

Jornal da Cidade de Bauru e região
29/06/2010 - Cartas

MINIDISTRITO - JARDIM PAGANI
Com toda certeza, a construção de mini-distritos industriais em bairros residenciais não deve ser idéia de quem defende o meio ambiente e qualidade de vida, porque seria uma aberração.

Enquanto o mundo todo busca soluções para melhorar a qualidade de vida em zonas residenciais, nós, pobres tupiniquins, ainda perdemos tempo discutindo sobre esse assunto e aqui vai uma injustiça com os tupiniquins, que certamente não aceitariam esse absurdo.

Li nesta coluna que minidistrito em bairro residencial é progresso! Minha nossa!

Por analogia, imaginemos utilizar outras áreas ociosas e transformá-las em minidistritos, por exemplo o Bosque da Comunidade. Certamente alguns destrambelhados sairiam defensores dessa idéia e, o que é pior, pessoas se acham repre-sentantes da comunidade.

Que tal transformarmos o Parque Vitória Régia em mais um minidistrito industrial, não seria lindo? Quanto progresso, hein!!!

Ou, daqui para frente, todo residencial fechado deverá ter uma área a ser destinada como minidistrito industrial. Seríamos o exemplo do progresso sem limites. Isso é de uma sabedoria...

Fazer plebiscito para essa questão é no mínimo risível. Não se discute a importância da indústria, como ninguém nega a possibilidade de progresso, mas precisamos de ordem; ordem e progresso, essa é a nossa bandeira. O que está se pedindo não é isto ou aquilo, mas sim a manutenção das regras pré-estabelecidas (Jardim Pagani – ZR-3), também não há imposição de ideias, mas apelo ao bom senso.

Luis Cláudio Damasceno






4 comentários:

  1. O bairro Novo Jardim Pagani é um bairro residencial onde mora e descansa trabalhadores, lugar de descanso e moradia não é junto com indústria, indústria deve ficar em um lugar separado de residências isto é qualidade de vida, cada coisa em seu lugar não tudo junto,
    Não sou contra o progresso pelo contrario quanto mais indústria melhor para a população de Bauru, mais o crescimento da cidade deve ser ordenado cada assunto em seu lugar, bairro residencial não é lugar de indústria ou empresas poluidoras.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que o meu nome não ficasse exposto na internet sem a minha permissão,espero a compreensão da parte desta associação,apenas fiz uma colocação de minha opinião,e não para gerar debates.
    Grata.
    Maria Helena

    ResponderExcluir
  3. Sra. Maria Helena,
    Seu nome consta de matéria publicada no Jornal da Cidade que apenas foi reproduzida aqui, conforme informado no post em questão. Não é preciso autorização dos citados em uma matéria para que ela seja publicada. Essa é uma clara tentativa de censurar meu blog.
    Atenciosamente
    Antonio Morales de Camargo

    ResponderExcluir
  4. Em reunião realizada pelos moradores do Jaridim Pagani, ficou acordado que a maioria não quer as industrias ou melhor o Mini distrito no bairro, mais sim em local apropriado, sua opinião não esta expondo seu nome na internet pois foi publicado em um jornal de grande circulação em Bauru e região, mais assim mesmo o bairro é residencial e não industrial.

    ResponderExcluir