quarta-feira, 17 de março de 2010

Limpeza do bairro - um bom exemplo


Jornal da Cidade de Bauru e região - 14/03/2010
Moradores do Geisel se unem para limpar o bairro

Moradores do Núcleo Habitacional Presidente Ernesto Geisel tiveram um sábado de muito trabalho e deram uma lição de cidadania. Eles “arregaçaram as mangas” e lotaram dois caminhões com todo tipo de lixo que estava depositado nas ruas, terrenos baldios e nas praças do bairro. A ação, organizada pela paróquia Imaculada Conceição, faz parte da Campanha da Fraternidade e mobilizou cerca de 70 pessoas de todas as idades.

A dona de casa Neusa Machado de Oliveira, 64 anos, ficou abismada com o que viu no bairro em que mora. Voluntária na ação, ela acha que falta conscientização. “Tem muito lixo pelas ruas. São os próprios moradores que jogam. Se cada um cuidasse de seu lixo, o bairro não ficaria tão sujo e com aspecto de desleixo.”

Para ela, a limpeza é sinônimo de qualidade de vida. “Com o bairro mais limpo, ficaremos livres de bichos peçonhentos e insetos que transmitem doenças.”

A comunidade respondeu ao chamado dos organizadores e, após uma oração ecumênica e café da manhã no centro comunitário, todos partiram para a prática, que se estendeu até o meio-dia. Durante o trajeto, os voluntários distribuíram material de conscientização, segundo explica o padre Claudemir Moreira.

“É para que as pessoas entendam que lixo, entulho e restos de construções não podem ser depositados em terrenos baldios, vias públicas e praças, como vêm fazendo. O panfleto avisa que o lixeiro visita o bairro às quartas feiras.”

A separação do lixo orgânico do reciclável foi outra orientação feita pelos voluntários aos moradores, enfatiza o padre. “Nós pedimos aos moradores que separem o lixo para o bem do meio ambiente. A coleta seletiva é muito importante”, destaca.

A ação foi tão bem recebida pelos moradores que os organizadores já pensam em criar um grupo ecumênico para fazer o trabalho de conscientização de forma mais efetiva. “O grupo poderá organizar ações, cobrar o poder público e elaborar projetos para melhorar o bairro.”

Para finalizar as atividades, os voluntários se reuniram no centro comunitário para saborear um lanche e desfrutar de um bom bate- papo.
____________________

Trabalho duro

O núcleo Geisel, como a maioria dos bairros de Bauru, está cheio de lixo pelas ruas. As guias estão repletas de mato, assim como os terrenos baldios. Galhos de árvores pelas calçadas, lixo reciclável e orgânico fazem parte do cenário que compõe o descaso da administração municipal. Ações pontuais de iniciativa de organizações não-governamentais tentam amenizar o problema, porém, não resolvem tudo.

Dois caminhões de lixo foram recolhidos no período da manhã de ontem, no Geisel, sem que os voluntários visitassem o bairro todo. Além dos galhos de árvores, foram encontrados restos de sofá, colchões, roupas, material plástico e lixo orgânico.

Segundo os organizadores, na maioria dos terrenos baldios foram encontrados caramujos, aranhas, abelhas e escorpiões. A limpeza com a recolha dos materiais recicláveis é também um trabalho que previne a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, que já conta com 48 casos confirmados neste ano em Bauru.

Na ação, a administração disponibilizou um caminhão, uma máquina e alguns funcionários para ajudar na coleta do lixo.

Rita de Cássia Cornélio

5 comentários:

  1. Temos a promessa da Administração Regional de São Geraldo de comparecer em breve com a "patrulha viária" para uma limpeza geral do bairro. Estamos aguardando: que seja logo!

    ResponderExcluir
  2. O espírito de cidadania parece que está surgindo em Bauru. Maravilha.
    Gilmar de Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Sr. João Henrique,EMDURB, disse-me que até próxima semana estarão limpando os Play Lotes do N.J.Pagani.
    Gilmar de Carvalho

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente quero cumprimentar a tds deste conceituado blog, pela oportunidade de divulgar ações que vêm de encontro com os anseios de nossa população Bauruenses, sou Natalino Davi da Silva vereador, (conhecido tbem por Natalino da pousada) ñ poderia de deixar de registrar o meu contentamento de perçeber o esforço de parte da nossa população ( de um tempo que já é corrido)de está fazendo o seu papel de cidadania. fique o meus parabéns!!! Minha frase para tds vcs; COMUNIDADE UNIDA, É UMA COMUNIDADE VITORIOSA. natalino da pousada

    ResponderExcluir
  5. Finalmente estamos vendo o que uma associação responsável pode fazer para o bem estar dos moradores.

    ResponderExcluir