segunda-feira, 16 de novembro de 2009

As vielas do Novo Jardim Pagani

Como é do conhecimento de todos os moradores e das pessoas que visitam o bairro, há uma interligação para pedestres que liga as ruas do bairro que são chamadas de vielas. Essas vielas são espaço público, pois pertencem ao município como parte das áreas destinadas por lei, pelo loteador, para uso comunitário.

As vielas não contam com iluminação pública (uma reinvindicação antiga dos moradores) o que as tornam praticamente inutilizáveis durante a noite. Há vielas de todos os tipos: as que são muito bem cuidadas pelos moradores vizinhos, como a que podemos ver na foto abaixo.



As que estão sendo invadidas irregularmente, como é o caso da mostrada na foto abaixo, onde simplesmente abriram uma porta dando diretamente para ela e montaram uma oficina mecânica.




Há também as que foram simplesmente invadidas e fechadas pelos proprietários das casas vizinhas sem a menor cerimônia, como é o caso das que vemos nas fotos seguintes entre as ruas Mário Manoel Sales Algodoal e José Maurício de Almeida.






Os espaços públicos, que chamamos de vielas, precisam ser objeto de uma ação conjunta do poder público com os moradores, para que possam finalmente cumprir sua verdadeira função de espaço comunitário utilizável recebendo as melhorias necessárias. Para tanto precisamos reativar a ASSOCIAÇÃO DE MORADORES para que tenhamos força e possamos influenciar coletiva e efetivamente nessa direção.

Um comentário:

  1. Pois é Morales, agora com a união dos moradores poderemos agir de forma a valorizarmos o lugar onde moramos. Se não tivermos um "sentimento de pertença", nada conseguiremos que possa valorizar nosso espaço.
    Abs.
    Gilmar de Carvalho
    (14)3239 1473 - (14) 9772.1031

    ResponderExcluir