quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Estado autoriza 2ª Etec em Bauru - no Novo Jardim Pagani


Estado autoriza 2ª Etec em Bauru - no Novo Jardim Pagani em terreno anteriormente destinado a um mini-distrito industrial que  que não foi aprovado pelos moradores que através da Associação de Moradores iniciou negociações com a Prefeitura Municipal para que outras alternativas para 
o local fossem examinadas.


Jornal da Cidade de Bauru - 11/12/13

Estado autoriza 2ª Etec em Bauru

Voltada para a formação de mão de obra técnica para o setor industrial, unidade poderá ser instalada no Jardim Pagani

Vinicius Lousada    

Próxima ao estádio Edmundo Coube, região do Eldorado, área de 8.000 m² abrigaria antes um minidistrito industrial

Bauru está prestes a receber o anúncio da construção de sua segunda unidade da Escola Técnica Estadual (Etec). O governador Geraldo Alckmin (PSDB) já autorizou a obra, segundo informa o deputado estadual Pedro Tobias (PSDB). Uma visita técnica à área no Jardim Pagani oferecida pela prefeitura acontecerá amanhã. A ideia é que o local ofereça cursos que formem mão de obra para a indústria.

Às 11h desta quinta-feira, profissionais do Centro Paula Souza – órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, que gerencia as Etecs – vão conhecer o terreno que, inicialmente, abrigaria o primeiro Minidistrito Industrial de Bauru.

Secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Arnaldo Ribeiro diz que a solicitação para a construção da unidade foi feita à superintendência do Paula Souza após o fracassada proposta do governo Rodrigo Agostinho (PMDB) em ocupar a área do Jardim Pagani com empresas de pequeno porte.

“A associação de moradores do bairro se organizou e pediu para que o minidistrito não fosse instalado. O prefeito resolveu atender á reivindicação, mas pensamos que deveria ir para lá alguma estrutura relacionada com o desenvolvimento. A partir disso, surgiu a ideia da segunda Etec, que foi muito bem recebida pelo Centro Paula Souza”, explica.

O terreno tem mais de 8 mil metros quadrados, fica ao lado do estádio distrital Luiz Edmundo Coube e confronta com as ruas Henrique Sorri Zamboni, Joaquim Palmeira, Neusa Aparecida Fukuda Gusson e Manoel Mendes Caetano.

Arnaldo conta que, caso os técnicos do Centro Paula Souza aprovem a área, uma série de procedimentos administrativos serão necessários para garantir a doação do terreno ao Estado, entre eles a unificação dos 15 lotes que seriam destinados a pequenas indústrias.

Apesar dos trâmites burocráticos, a expectativa é de que a escola técnica, voltada à indústria, esteja funcionando já em 2015. “Acredito que para o prédio ser erguido não sejam necessários mais do que nove meses”, pontua Ribeiro.

Articulação política

O secretário municipal do Desenvolvimento destaca ainda a importância da articulação política em prol da Etec. O deputado Pedro Tobias está acompanhando o caso e garante que o governador já autorizou a obra. “Nós cuidamos da questão política. Agora, resta saber se, tecnicamente, a área vai atender às exigências”.

A notícia já havia sido adiantada pelo vereador Lima Júnior (PSDB) na última sessão da Câmara Municipal. Também na quinta-feira, representantes do Centro Paula Souza vão analisar uma área para a construção de uma Etec em Agudos.

A primeira

O Centro Paula Souza inaugurou a primeira Etec em Bauru - denominada Rodrigues de Abreu – em fevereiro de 2006, como classe descentralizada na unidade de Jaú. Em agosto do mesmo ano, foi assinado decreto que garantia a ela autonomia para administrar a própria verba e emitir certificação a alunos formados.

O prédio fica na quadra 12 da rua Virgílio Malta, no Centro da cidade. No local, são ministrados cursos técnicos de Administração, Enfermagem, Informática, Logística e Segurança do Trabalho, além do ensino médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário