quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Audiência pública com Associações de Moradores na Câmara - 75% das associações estão irregulares



Matéria publicada na edição de hoje, 15 de agosto de 2013, do Jornal da Cidade de Bauru.    Informamos que a Associação de Moradores do Novo Jardim Pagani está totalmente regularizada, inclusive como pessoa jurídica e CNPJ próprios.


75% das associações estão irregulares

O esforço de organizar a comunidade para fortalecer ações em busca de melhores condições de vida nos bairros continua sendo tarefa difícil em Bauru. Em audiência pública realizada ontem, na Câmara Municipal, das 66 associações de moradores cadastradas junto à Prefeitura, apenas 17 constaram como regulares.

A ausência de constituição formal como pessoa jurídica e a falta de documentação básica, como registro em cartório, cadastro, ata regulariza de eleição e constituição de diretoria, prejudica a ação de sete em cada 10 associações bauruenses.

Apesar das tentativas em torno da regularização, passo considerado fundamental para a representação legal junto aos poderes e para implementação de projetos, a situação pouco mudou nos últimos quatro anos.

Em 2009, um encontro realizado também no plenário do Legislativo abordou a situação de clandestinidade (formal) das representações de bairros. Na oportunidade, a então vereadora Chiara Ranieri (DEM) fez levantamento para demonstrar que muito poucas associações estavam aptas a atuar.

Além disso, os espaços para as reuniões e ações nos bairros são poucos. Onde há prédio par abrigar sede de associação, o estado físico é precário. As associações também enfrentam dificuldades em manter despesas permanentes, como as faturas de consumo de água e energia elétrica.

O encontro de ontem reuniu representantes de mais diversos bairros, com participação de integrante da OAB, da Secretaria das Administrações Regionais e vereadores. A audiência foi organizada pelo vereador Natalino da Pousada (PV).

2 comentários:

  1. Dou os meus parabéns para vcs por estarem lutando pelo bairro.
    Espero que não desistam ,apesar das dificuldades enfrentadas.
    Só venceremos se persistirmos..
    Não esqueçam que a conquista desta escola estadual que temos desde 1984foi o mérito de uma grande luta da qual participei diretamente.. Continuem firmes..

    ResponderExcluir
  2. Adalgizo W Martins Ferreira18 de agosto de 2013 às 10:52

    A Associaçao anterior muito lutou e muito fez por nosso bairro conforme consta nos arquivos escritos e na memória dos fundadores e batalhadores. A atual Associação teve incício em outubro de 2009, está firme, formada por uma diretoria de moradores de real dedicação para manter os objetivos sociais.
    Depois longo tempo começamos a obter resultados. A começar pela iluminação e recuperação das primeiras cinco vielas, e logo teremos a reurbanização de mais oito vielas, conseguimos que a área da entrada do bairro seja destinada a outra atividade e não ao mini distrito industrial. Houve assfalto em duas ruas e está programado para masi outras tres ruas o recape de todo o bairro. Temos ainda outras necessidades que deverão ser atendidas nos próximos dois anos, aguardemos mais..

    ResponderExcluir