sexta-feira, 21 de junho de 2013

Moradores: cuidem de suas calçadas/ LEI ENDURECE




Proprietários vão responder por desleixo em calçadas

Vinicius Lousada
 21/06/2013

Na mesma reunião com o prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) e representantes do governo municipal, o promotor Luís Gabos informou que proprietários de imóveis sem calçadas ou com o passeio público danificado, impedindo a passagem de pedestres, poderão responder criminalmente a ações movidas pelo Ministério Público (MP). Estão notificados, atualmente, 2.000 deles que não obedecem à Lei das Calçadas, vigente desde 2009.

O curador do Urbanismo solicitou que a Prefeitura de Bauru envie a lista e a identificação desses proprietários. “Caso algum pedestre seja atropelado ou sofra qualquer tipo de acidente, vamos responsabilizá-los, seja por homicídio ou lesão corporal. Dependendo da situação, podemos considerar, inclusive, a existência de dolo”.

Gabos afirma que a regularização de calçadas, principalmente nos casos de terrenos em que elas sequer existem, atende ao interesse social e de segurança do cidadão. “Em razão disso, não podemos deixar que os infratores da lei respondam apenas pela esfera administrativa”.

O desrespeito à legislação não vem de agora. Na legislação anterior, o vereador José Roberto Segalla (DEM) denunciou diversos casos, inclusive ao Ministério Público.

O promotor diz que é muito difícil apurar esse tipo de situação, pois novas irregularidades surgem a cada dia. “É muito comum que as pessoas venham ao MP trazer reclamações. Com certeza, no nosso caso, aquelas relativas a calçadas são as mais recorrentes”.

Na última sessão da Câmara Municipal, o assunto voltou à tona. O vereador Fábio Manfrinato (PR) reclamou das obras de construção civil que deixam a calçada como último item a ser providenciado. Além disso, os tapumes utilizados chegam às guias e impedem o trânsito de pedestres, que precisam se arriscar, andando pelas ruas.
Endurecer

Após a reunião, o prefeito Rodrigo Agostinho declarou que enviará alterações na lei municipal que rege as regras sobre a conservação do passeio público. A intenção é endurecer a legislação.
Uma das mudanças defendidas pelo chefe do Poder Executivo é de que seja extinto o prazo para que os proprietários de imóveis com calçadas irregulares recorram da multa. “A calçada está lá. Não tem o que contestar, a não ser que o indivíduo autuado não seja mais o dono da casa ou do terreno”, explica.

Para cada infração da lei, o sistema de penalidade segue a ordem: notificação, auto de infração e multa no valor de R$ 500,00 e o dobro em reincidência, apreensão do material (no caso de totens publicitários, material de construção), cassação do alvará de uso do passeio, interdição e cassação do alvará principal.
Fiscalização

O prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) afirma que a administração vai trabalhar para aprimorar as rotinas de fiscalização, tornando-as mais efetivas. Este, na verdade, é um dos setores mais deficientes do poder público local. Promessas como esta, no entanto, não são de hoje, mas o acompanhamento do Ministério Público pode fazer a diferença desta vez.

Matéria publicada originalmente no JORNAL DA CIDADE DE BAURU


Nenhum comentário:

Postar um comentário