quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Bauru-iacanga, Marechal Rondon - melhorias


Rodovia terá marginais até V. São Paulo

Prefeitura aceita desapropriar áreas de bairros para viabilizar vias alternativas no trecho urbano da Bauru-Iacanga

Vinicius Lousada

 Conhecida como ‘rodovia da morte’, em razão do alto índice de acidentes fatais, a Bauru-Iacanga, no trecho que liga Bauru ao aeroporto Moussa Tobias, ganhará marginais simultaneamente à sua duplicação, até a altura da Vila São Paulo. O projeto, desenvolvido pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), já previa a viabilização das vias, mas dependia de desapropriações pelo município, já confirmadas pelo prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB).

A notícia acerca da possibilidade de marginais foi dada pelo deputado estadual Pedro Tobias (PSDB), na reportagem publicada no último domingo sobre a antecipação das obras do mesmo tipo na Marechal Rondon. “É importante que elas já sejam feitas. Precisamos pensar Bauru para 30, 40 anos”, pontuou o deputado.

Rodrigo disse que reuniões já foram realizadas junto ao DER e o martelo foi batido. Agora, o município aguarda a providência, pelo órgão estadual, do roteiro de desapropriações necessárias para que as áreas sejam decretadas de utilidade pública e, posteriormente, adquiridas pela prefeitura.

O valor que deverá ser desembolsado nas desapropriações ainda é desconhecido por Rodrigo. No entanto, ele garante que não se trata de grandes montantes, pois a maior parte do terreno que será utilizado para a construção das marginais já é de domínio do DER.

Segundo o prefeito, em princípio as únicas áreas em que as desapropriações pelo município serão as das rotatórias em áreas urbanas: uma na altura do residencial Colina Verde e outras na frente da Pousada da Esperança e na Quinta da Bela Olinda. A população desses bairros, aliás, chegou a se mobilizar, reivindicando a duplicação da rodovia. O caso foi levado, até mesmo, ao Ministério Público.

Com a disponibilidade da prefeitura para as desapropriações, o processo de licitação deve ser aberto até o final deste ano.

O anúncio da obra de duplicação foi feito em junho pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), após pedido público do deputado Pedro Tobias.

Inicialmente, os recursos para a intervenção seriam do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). No entanto, o órgão ligado ao Banco Mundial decidiu não financiar a obra, que será custeada pelo orçamento do Governo do Estado de São Paulo.

A duplicação do trecho entre os quilômetros 344,8 e 356 estava, inicialmente, orçada em R$ 74 milhões.

Na Câmara

A urgência das obras de marginais na Bauru-Iacanga foi levantada na sessão legislativa de ontem pelo vereador Fernando Mantovani (PSDB). Sem saber das negociações entre o município e o DER, o tucano sugeriu aos colegas a apresentação conjunta de uma moção de apelo a Rodrigo Agostinho.

“São as marginais que vão trazer segurança para a via para diferenciar quem está trafegando pelos bairros e quem está na rodovia. Nessas vias, a velocidade permitida será menor”, explica. Maior reivindicador das obras de duplicação da Bauru-Iacanga, Natalino da Pousada (PV) se disse “estupefato” com a postura dos parlamentares do partido ligado ao Governo do Estado.

Na Marechal Rondon

Na edição de domingo, o Jornal da Cidade noticiou, com exclusividade, a antecipação das obras de marginais na rodovia Marechal Rondon, em Bauru. Previstas, inicialmente, para 2018, elas devem começar em 2014 para que sejam concluídas até 2016. A concessionária Via Rondon será responsável pelas intervenções. A mudança no cronograma foi motivada pelo fato de, atualmente, a rodovia ser utilizada como avenida por bauruenses.

O trecho contemplado seria o dos quilômetros 336,5 e o 348, nos dois sentidos da rodovia. O investimento total, de acordo com a assessoria, seria de R$ 40,77 milhões.

Matéria publicada no Jornal da Cidade de Bauru em 06/11/2012

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