segunda-feira, 20 de junho de 2011

Mais um exemplo a ser seguido.



Alunos da USC revitalizam praça no Parque Vista Alegre

Vitor Oshiro

Matéria publicada no JC - 17/06/2011

Na esperança de tirar nota 10 em uma disciplina do segundo ano do curso de jornalismo da Universidade Sagrado Coração (USC), uma turma de alunos conseguiu bem mais do que isso. Após buscar várias parcerias, o grupo revitalizou a praça das Orquídeas, no Parque Vista Alegre. O local, que estava coberto por mato alto e pichações, se tornou orgulho para os moradores.

O trabalho fazia parte da disciplina de sociologia de responsabilidade social. Depois de arrecadar verbas e firmar parcerias com as secretarias de Obras e do Meio Ambiente, a Emdurb, a Transurb e o vereador Renato Purini, os alunos conseguiram “dar vida” ao local.

Agora, o que se vê são paredes coloridas com vários desenhos, grama cortada, guias e bancos pintados e a instalação da sinalização nos entornos. “Conseguimos placas de pare e que fossem pintadas as faixas de pedestres. Como aqui funciona uma escola (Escola Estadual Praça Joaquim Rodrigues Madureira), isso é muito importante e dá mais segurança aos alunos”, conta a aluna de jornalismo da USC Mariana Gasparini, 19 anos.

Além dela, o grupo é composto por mais sete alunos: Rafael Vieira, Giovani Tabaquim, Mayara Luna, Lidia Pauletti, Jéssica Prado, Murilo Surian e Marcelo Gromboni.

Além dos benefícios já realizados, os jovens garantem que a prefeitura já foi até o local para analisar melhorias na iluminação. “Foi um projeto que denominamos de ‘Praça Limpa’. Apesar de ter sido somente aqui, vimos que deu certo e queremos levar a outros lugares agora”, promete Mariana.

Certamente, a população irá aprovar a expansão desse projeto acadêmico. Ruan Renato Gonçalves, 19 anos, esteve no local. Ele mora bem em frente à praça das Orquídeas e garante que, se os jovens não tirarem 10 na disciplina, a nota máxima está garantida da parte dele.

“Antes estava tudo feio e mal cuidado. Paredes sujas e com propagandas. Agora, eles arrumaram tudo. Como é uma escola e tinha mato alto, havia o perigo de haver bichos. Eles estão mais do que aprovados”, finaliza o jovem, satisfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário