terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Pequenas atitudes, grandes diferenças. POR UMA BAURU MELHOR!

                       clique na imagem para ampliar

Matéria publicada no Jornal da Cidade de Bauru e região.
26/12/2010 JC nos Bairros
Pequenas atitudes, grandes diferenças
Vontade de ser exemplo

 
Acordar todos os dias, colocar os pés na calçada e se deparar com um belo jardim é uma das maiores satisfações do aposentado Osmar Antônio Godoy, 67 anos. Mas nem sempre foi assim. Morador do Núcleo Novo Jardim Pagani há 35 anos, Osmar teve, por longos e incômodos anos, de conviver com vielas mal iluminadas, abandonadas e cheias de mato e lixo.

Farto da situação, no meio deste ano, ele tomou uma atitude: decidiu exercer sua cidadania. Para isso, colocou a mão na massa e transformou a viela em frente à sua casa, uma das 15 existentes no bairro, em um belo jardim.

“Eu não suportava mais aquela situação. Ficava incomodado com tanto mato. Não me conformava em limpar a viela todos os dias e ver que, no dia seguinte, amanhecia tudo do mesmo jeito. Por isso decidi dar o exemplo. Estou recebendo muitos elogios, mas o que quero, na verdade, é que outros moradores tomem a mesma atitude”, propõe Osmar.

Além das quase 120 mudas plantadas no local, Osmar utilizou cerca de 1.200 garrafas pet para embelezar o espaço. Ele encheu uma a uma com água e colocou corante para deixá-las coloridas. A obra demorou quase 5 meses para ficar pronta, mas, segundo ele, ainda faltam alguns detalhes, como a grafitagem do muro, por exemplo.

A decisão foi apoiada pela esposa, Zoraide Bianchini Godoy, que também chegou a ajudar na obra. Além disso, algumas empresas, moradores e a prefeitura colaboraram com o empreendimento, limpando o terreno e doando mudas de plantas. Ainda assim, Osmar precisou desembolsar quase R$ 3 mil e executar sozinho toda a parte de mão-de-obra.

“Penso que muito do que fiz, como limpar o terreno, por exemplo, é dever da prefeitura. Porém, cabe aos moradores do bairro exercer a cidadania e manter o local limpo. Não é preciso que façam tudo da mesma forma que fiz, basta que cuidem e zelem pelo local onde moram”, ensina ele, orgulhoso. 





Modernidade como aliada

Para alguns, a internet é um instrumento de pesquisa. Para outros, de diversão. Já para o aposentado Antonio Morales de Camargo, 61 anos, o ambiente virtual é uma ferramenta importantíssima para a reivindicação de melhorias para o Novo Jardim Pagani, bairro onde mora.

A ideia de utilizar a internet para exercer a cidadania surgiu há cerca de dois anos, quando um grupo de pessoas do local decidiu reorganizar a associação de moradores. Recém aposentado, Antonio percebeu que podia colaborar: assumiu o cargo de primeiro secretário da organização e criou um blog, o http://novojardimpagani.blogspot.com.

A ideia, segundo ele, é utilizar a moderna ferramenta não somente para divulgar os problemas do local, mas também para debater soluções com os moradores do bairro, membros do poder público e a sociedade no geral.

“O blog tem a função de facilitar e mediar a comunicação entre quem vive no bairro e as autoridades públicas. É uma forma de expor o que acontece aqui e apontar o que cada um pode fazer para melhorar o bairro. A aceitação tem sido ótima”, comenta ele.

Para abastecer o blog, Antonio percorre as ruas do Novo Jardim Pagani com uma máquina fotográfica na mão, à caça de irregularidades, coisas que podem ser melhoradas e mudanças positivas já efetivadas.

Entre os principais temas pautados na página virtual estão a precariedade das vielas, manifestos contra a instalação do minidistrito industrial na entrada do bairro, a sujeira e o mato alto dos terrenos, além dos problemas de iluminação.

“Mas muita coisa já foi resolvida. A iluminação, por exemplo, já melhorou bastante. Penso que o poder público tem um papel fundamental na estruturação do bairro, mas sei que sem a colaboração dos moradores nada é possível”, pondera Antonio. 

Um comentário:

  1. Silvana Neves Britto5 de abril de 2011 às 05:52

    Parabéns à vcs pelo trabalho, competência e respeito aos moradores do Novo Jardim Pagani, fico um pouco mais tranquila em saber que existem pessoas trabalhando para o bem de nosso bairro,é muito bom poder saber que temos um blog para nos interargirmos.Contem conosco, e NÂO ao mini distrito industrial! e NÂO tbem aos terrenos "que às vezes os próprios moradores não respeitam e levam as sujeiras" .Parabéns e muito obrigada. Silvana Neves Brito

    ResponderExcluir