segunda-feira, 24 de maio de 2010
Mini-distrito industrial no bairro
Por quê a Associação de Moradores do Novo Jardim
Pagani é contra a instalação de um MINI-DISTRITO
INDUSTRIAL na entrada de nosso bairro?
1. O bairro carece de áreas de lazer e locais de convivência comunitária.O local poderia suprir pelo menos em parte essa carência, pois fica ao lado do Estádio Eduardo Coube que está sendo reformado e poderia integrar ali um complexo de lazer interessante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.
2. Já temos uma área bastante degradada em termos residenciais vizinha ao local, que mostra eloquentemente o que o tráfego e presença de caminhões pode fazer. O mini-distrito certamente vai trazer mais tráfego ainda comprometendo ainda mais a área no que se refere à qualidade de vida dos moradores daquela área. Quem quiser saber o que é isso com mais profundidade, pode conversar com os moradores da Rua Prosperina de Queiroz.
3. O bairro já tem um asfalto degradado por décadas de uso sem novo recapeamento. Há muitos tempo só recebe remendos dos tapa-buracos que duram pouco e não resistem à ação da chuva e dos veículos pesados que trafegam pelo bairro. Esse tráfego tende a aumentar com um mini-distrito industrial em sua porta.
4. O poder público afirma que o local tem infraestrutura. Discordamos. Basta ver as duas entradas perigosas que temos, saindo da Marechal Rondon entramos numa rua esburacada e perigosa. Além disso, caso o mini-distrito seja instalado provocará maior consumo de água e energia elétrica que com certeza trará mais aborrecimentos para os moradores do bairro. Estamos aguardando prometida troca toda da iluminação do bairro e as vielas aguardam reurbanização.
5. A infraestrutura em termos de canalização de águas pluviais no bairro é mais do que precária. Em muitos caso inexistente. A falta de bocas de lobo e galerias para receber e escoar água é notória e deveriam constituir prioridade da prefeitura.Há outras alternativas muito melhores para o local que um mini-distrito que supostamente cria empregos. Na verdade, trata-se de transferência de pequenas empresas de outros locais para cá. Como se costuma dizer, nesse quesito troca seis por meia dúzia.
Porisso somos contra. E todos aqueles que colocam o bem público acima de seus interesses particulares também. Há uma pesquisa rodando no bairro sobre o assunto: pense bem antes de responder.
ADALGIZO W. MARTINS FERREIRA
Presidente da Associação de Moradores do Novo Jardim
Pagani
ANTONIO MORALES DE CAMARGO
1o. Secretário
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Continua a limpeza das vielas.
A equipe da EMDURB está de volta no bairro para continuar a limpeza das vielas. Está, esta semana, dando continuidade aos trabalhos. O objetivo é limpar todas como está acontecendo nesta(ver as fotos) entre a rua Luiz Bonetti e a Maestro Oscar Mendes.
O vice-presidente da Associação de Moradores, Sr. Osmar Antonio Godoy tomou a iniciativa de conversar com os moradores vizinhos que concordaram em construir pequenas calçadas junto a seus muros e fazer conserto na passarela de cimento onde transitam os pedestres, melhorando a urbanização da viela.
A idéia é que os moradores das ruas ligadas pelas vielas as adotem, e, a partir de sua limpeza e urbanização, passem a cuidar de sua manutenção. A Associação do Bairro pretende, para tal, efetivar reuniões com os moradores das ruas envolvidas para discutir o assunto e fazer a proposta.
Esperamos que a iluminação prometida - uma das vielas do bairro jé foi iluminada como piloto ( clique aqui para ver a matéria sobre o assunto) - venha logo.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Tapa-buracos no Novo Jardim Pagani
Esta semana tivemos a presença dos tapa-buracos no bairro. Mais uma vez eles aparecem depois de bastante insistência da Associação de Moradores e de moradores que não se cansam de reclamar dos buracos que infestam as ruas do bairro.
Melhor isso do que nada, mas sabemos que daqui a pouco tempo os buracos voltam a aparecer com a ação das chuvas e do movimento de veículos no bairro, especialmente os pesados. Quebra um galho, como se costuma dizer, mas não resolve.
O que queremos mesmo é que se faça o recapeamento de todas das ruas do bairro cujo asfalto, de tão velho e todo remendado já não aguenta mais. Talvez posssamos começar uma campanha para que isso aconteça em futuro não muito distante.
A Associação do Bairro pode enviar ofícios a quem de direito, solicitar apoio de vereadores e os moradores podem enviar cartas para os jornais locais e e-mails para órgãos responsáveis por isso na prefeitura e para os vereadores.
Começo informando o e-mail da Secretaria de Obras: obras@bauru.sp.gov.br
domingo, 2 de maio de 2010
ILUMINADA!
Está pronta a iluminação da primeira viela do Novo Jardim Pagani a receber a melhoria.
Como informamos antes, a viela em questão foi escolhida por ser um exemplo de dedicação e cidadania da Sra. Marlene, uma moradora vizinha da viela, que há mais de 15 anos cuida da viela como se fosse o jardim de sua casa.
Ela aparece na primeira foto abaixo e está muito feliz com o fato.
A idéia é que a viela seja o piloto para a iluminação das demais, muitas das quais ainda precisam de limpeza e urbanização que será executada pelo poder público municipal. Esperamos que isso aconteça logo!
A execução da iluminação é uma conquista da Associação de Moradores com o apoio do Vereador Carlão do Gás que não poupou esforços para que essa reinvindicação se tornasse realidade.
Como informamos antes, a viela em questão foi escolhida por ser um exemplo de dedicação e cidadania da Sra. Marlene, uma moradora vizinha da viela, que há mais de 15 anos cuida da viela como se fosse o jardim de sua casa.
Ela aparece na primeira foto abaixo e está muito feliz com o fato.
A idéia é que a viela seja o piloto para a iluminação das demais, muitas das quais ainda precisam de limpeza e urbanização que será executada pelo poder público municipal. Esperamos que isso aconteça logo!
A execução da iluminação é uma conquista da Associação de Moradores com o apoio do Vereador Carlão do Gás que não poupou esforços para que essa reinvindicação se tornasse realidade.
terça-feira, 13 de abril de 2010
Limpeza das vielas do bairro
Finalmente os esforços conjuntos da Associação de Moradores e do Conseg começam a surtir efeito. Hoje de manhã trabalhadores da EMDURB começaram a limpar as vielas do bairro, começando pela que liga a Rua João Virginio de Souza com a Prosperina de Queiroz. Essa é a primeira etapa.
Em seguida, na segunda etapa, queremos que a Prefeitura Municipam urbanize as vielas fazendo os consertos necessários das passarelas. Feito isso vem a terceira etapa: iluminar as vielas. Já está em andamento projeto de iluminação para a viela modelo que liga a rua Mario M.S. Algodoal com a Sílvio Marques Júnior que servirá de piloto para a iluminação das demais.
Pensamos que após feita a limpeza e a urbanização, os moradores da rua em que ficam as vielas limpas e reformadas precisam se reunir para conversar sobre a manutenção permanente das mesmas.
A Associação do Bairro deverá então, estimular os moradores vizinhos à vielas para que as "adotem", pois só assim poderão ser mantidas como espaço útil e de lazer, embelezando o bairro. Consideramos a colaboração dos moradores fundamental para que isso se realize.
Nas fotos abaixo trabalhadores da Emdurb trabalhando na limpeza da viela por onde começaram os trabalhos:
Em seguida, na segunda etapa, queremos que a Prefeitura Municipam urbanize as vielas fazendo os consertos necessários das passarelas. Feito isso vem a terceira etapa: iluminar as vielas. Já está em andamento projeto de iluminação para a viela modelo que liga a rua Mario M.S. Algodoal com a Sílvio Marques Júnior que servirá de piloto para a iluminação das demais.
Pensamos que após feita a limpeza e a urbanização, os moradores da rua em que ficam as vielas limpas e reformadas precisam se reunir para conversar sobre a manutenção permanente das mesmas.
A Associação do Bairro deverá então, estimular os moradores vizinhos à vielas para que as "adotem", pois só assim poderão ser mantidas como espaço útil e de lazer, embelezando o bairro. Consideramos a colaboração dos moradores fundamental para que isso se realize.
Nas fotos abaixo trabalhadores da Emdurb trabalhando na limpeza da viela por onde começaram os trabalhos:
quinta-feira, 25 de março de 2010
Um exemplo a ser seguido
Os vizinhos se uniram e limparam o play lote( viela )em frente ao número 1-66 da rua Manoel Santos Quialheiro. É um bom exemplo. A ser seguido por outros moradores vizinhos às vielas. Parabéns pela iniciativa.
domingo, 21 de março de 2010
1o. Congresso de Associações de Moradores de Bauru
21/03/2010
Matéria publicada no Jornal da Cidade de Bauru e região.
Papel político de associações é discutido
Também esteve na pauta do 1.º Congresso de Associações de Moradores a união das entidades ao poder público
Ana Paula Pessoto
O 1.º Congresso das Associações de Moradores de Bauru foi realizado na manhã de ontem, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pela Secretaria das Administrações Regionais (Sear) da Prefeitura de Bauru, com apoio da Câmara e de várias entidades. O papel político e social das associações de moradores e a sua importância para a melhoria dos bairros foram os pontos de destaque do evento.
A abertura do Congresso aconteceu às 8h com o credenciamento. A abertura oficial foi às 9h com os pronunciamentos dos convidados, apresentação de audiovisual e, a partir das 10h, foram abordados os temas: “O Papel Político e Social das Associações de Moradores junto ao Poder Público”, “A Função dos Conseg”, “Implantação do Conselho da Cidade” e convênio para regularização de imóveis.
“O congresso foi mais um passo importante para reavivar as associações. Debatemos formas mais efetivas de ações dos moradores junto ao poder público”, afirma o secretário municipal das Administrações Regionais, Ricardo Oliveira.
Ele também aponta para os resultados positivos do evento: “Acredito que os representantes de moradores puderam fortalecer a ideia de que as associações precisam estar regularizadas e atuantes para melhorar a qualidade de vida nos bairros. Elas são instrumentos importantíssimos”.
Olívia Arantes de Souza é presidente da Associação de Moradores do Núcleo Residencial Presidente Geisel. Ela acredita que oportunidades de reunião como o 1.º Congresso são fundamentais para a exposição dos problemas da comunidade. “Assim, podemos realmente crer na solução das necessidades dos bairros. A maioria das associações da cidade está com a documentação irregular, além de obter informações de como agir, ainda temos a chance de estreitar laços para conseguir trabalhar ao lado da Prefeitura Municipal”.
De acordo com o secretário da Sear, o congresso é apenas uma sequência de ações que serão feitas para revitalizar essas entidades da sociedade civil e regulamentar os imóveis em bairros mais pobres. Entre outras realizações, o sindicato dos engenheiros vai fazer um ciclo de palestras nas administrações regionais para levar orientação quanto à regularização de imóveis, além de explicar para a população sobre as funções das engenharias públicas.
Outro destaque do congresso foi a presença do assessor do gabinete pessoal do presidente da República, Márcio Cruz, que falou sobre a importância da parceria efetiva entre poder público e associações de moradores.
Também estiveram presentes autoridades civis e militares, além dos representantes de associações urbanas e rurais e das entidades da sociedade civil.
Estiveram presentes no evento membros da Associação de Moradores do Novo Jardim Pagani: Adalgizo W.M. Ferreira(Presidente), Antonio Morales de Camargo( 1o.Secretário), Osmar Antonio Godoy(Vice- Presidente).
Assinar:
Postagens (Atom)


















