domingo, 21 de março de 2010

1o. Congresso de Associações de Moradores de Bauru


21/03/2010

Matéria publicada no Jornal da Cidade de Bauru e região.
Papel político de associações é discutido

Também esteve na pauta do 1.º Congresso de Associações de Moradores a união das entidades ao poder público

Ana Paula Pessoto

O 1.º Congresso das Associações de Moradores de Bauru foi realizado na manhã de ontem, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pela Secretaria das Administrações Regionais (Sear) da Prefeitura de Bauru, com apoio da Câmara e de várias entidades. O papel político e social das associações de moradores e a sua importância para a melhoria dos bairros foram os pontos de destaque do evento.

A abertura do Congresso aconteceu às 8h com o credenciamento. A abertura oficial foi às 9h com os pronunciamentos dos convidados, apresentação de audiovisual e, a partir das 10h, foram abordados os temas: “O Papel Político e Social das Associações de Moradores junto ao Poder Público”, “A Função dos Conseg”, “Implantação do Conselho da Cidade” e convênio para regularização de imóveis.

“O congresso foi mais um passo importante para reavivar as associações. Debatemos formas mais efetivas de ações dos moradores junto ao poder público”, afirma o secretário municipal das Administrações Regionais, Ricardo Oliveira.

Ele também aponta para os resultados positivos do evento: “Acredito que os representantes de moradores puderam fortalecer a ideia de que as associações precisam estar regularizadas e atuantes para melhorar a qualidade de vida nos bairros. Elas são instrumentos importantíssimos”.

Olívia Arantes de Souza é presidente da Associação de Moradores do Núcleo Residencial Presidente Geisel. Ela acredita que oportunidades de reunião como o 1.º Congresso são fundamentais para a exposição dos problemas da comunidade. “Assim, podemos realmente crer na solução das necessidades dos bairros. A maioria das associações da cidade está com a documentação irregular, além de obter informações de como agir, ainda temos a chance de estreitar laços para conseguir trabalhar ao lado da Prefeitura Municipal”.

De acordo com o secretário da Sear, o congresso é apenas uma sequência de ações que serão feitas para revitalizar essas entidades da sociedade civil e regulamentar os imóveis em bairros mais pobres. Entre outras realizações, o sindicato dos engenheiros vai fazer um ciclo de palestras nas administrações regionais para levar orientação quanto à regularização de imóveis, além de explicar para a população sobre as funções das engenharias públicas.

Outro destaque do congresso foi a presença do assessor do gabinete pessoal do presidente da República, Márcio Cruz, que falou sobre a importância da parceria efetiva entre poder público e associações de moradores.

Também estiveram presentes autoridades civis e militares, além dos representantes de associações urbanas e rurais e das entidades da sociedade civil.

Estiveram presentes no evento membros da Associação de Moradores do Novo Jardim Pagani: Adalgizo W.M. Ferreira(Presidente), Antonio Morales de Camargo( 1o.Secretário), Osmar Antonio Godoy(Vice- Presidente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário