terça-feira, 23 de outubro de 2012

Trevo perigoso/Rodovia perigosa

É preciso tomar providências antes que o pior aconteça.


12/10/12
Trânsito em trevos da Bauru-Iacanga faz moradores pedirem providências

Marcele Tonelli

Um engavetamento envolvendo quatro veículos foi registrado no início da noite no quilômetro 345 da rodovia Cezário José de Castilho (SP-321- Bauru-Iacanga), em Bauru. Ninguém se feriu gravemente. O acidente aconteceu na semana passada, mas torna concreto e atual os relatos e reclamações de motoristas e moradores que utilizam os trevos que ligam os bairros da cidade ao longo da rodovia conhecida como Bauru-Iacanga.

Motoristas nervosos com o fluxo intenso de carros, empresários recebendo reclamações de clientes por conta do difícil acesso à empresa, pedestres se arriscando dia e noite para atravessar a pista sem precisar andar mais que o necessário. Este é o cenário observado ao longo dos trevos que ligam o Jardim Pagani ao Parque Colina Verde e a Quinta da Bela Olinda à Vila São Paulo, por volta do quilômetro 345 da SP-321.

Quem passa pela pista, no sentido Iacanga-Bauru, respeita o limite da velocidade para não sofrer as penalidades previstas por placas que indicam a presença de radar eletrônico na via. Já quem segue no sentido contrário, parece muitas vezes desperceber o limite de 60 km/h. O que acaba tornando o cruzamento da pista mais desafiador, considerado que o local fica próximo a uma baixada da rodovia.

“Esses trevos são muito perigosos, devia haver agentes de fiscalização ou semáforos. Já presenciei vários acidentes por aqui, inclusive o atropelamento do meu pai de 72 anos há uns quatro meses”, conta o empresário Gilberto Zanini, proprietário de uma empresa de bombas injetoras no Jardim Pagani, ressaltando receber constantes reclamações de seus clientes por conta do trânsito no trevo que liga o bairro ao Parque Colina Verde.

“Alguns caminhões chegam ficar mais de 20 minutos esperando para cruzar a rodovia no horário de pico. Vários clientes já bateram o carro nesse trevo”, completa o empresário.

Pedestres

No local, mesmo fora do horário de pico, famílias inteiras, inclusive com crianças de colo, foram flagradas atravessando a pista com o uso do trevo. “Falta uma passarela mais próxima. Não compensa descer para subir, prefiro esperar e atravessar por aqui mesmo”, fecha questão Maciel Fernandes, 46 anos, segurando sua filha de 1 ano, junto à sua esposa, Ilziclei da Paz, 28 anos, e seu filho Diego, 12 anos, que na manhã de ontem, realizava a travessia da rodovia Cezário José de Castilho de maneira irregular.

Assim como outros moradores do Quinta da Bela Olinda e do Jardim Ivone, a família utiliza o trecho constantemente para chegar à Vila São Paulo e a uma escola do bairro Nova Bauru, local onde uma outra filha de 10 anos do casal estudaria.

O mesmo trajeto para levar a filha para escola era feito pela dona de casa Eliana Aparecida Fagundes, 31 anos, que atravessava a via com a pequena Cauani Fagundes, de 3 anos.

Entretanto, os flagrantes e as marcas de caminhos abertos em meio aos barrancos nas laterais da pista indicam que, o túnel para o cruzamento seguro acaba pouco utilizado.

Desnível

Ainda próximo ao trevo do Jardim Pagani a reportagem apurou que os acostamentos da pista simples da rodovia estão precários. Em uma das laterais era possível observar um desnível de mais de dez centímetros do acostamento em relação à pista, fato que pode ser determinante para que mais acidentes ocorram no local.

Sobre os questionamentos, o DER informa que está previsto para novembro deste ano a publicação do edital de obras, que contratará a empresa responsável pela duplicação entre Bauru e o Aeroporto.

O projeto executivo prevê a duplicação da pista do Km 344,8 ao Km 356, implantação de marginais do km 344,8 ao km 348 e implantação de três viadutos para travessia de pedestres nos km 349,35, km 351,4 e km 353,35. De acordo com o órgão, o valor orçado das obras é de R$ 102 milhões e os serviços deverão ser iniciados em fevereiro de 2013.

Matéria publicada no Jornal da Cidade de Bauru, edição de 12 de outubro de 2012

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