terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Pequenas atitudes, grandes diferenças. POR UMA BAURU MELHOR!

                       clique na imagem para ampliar

Matéria publicada no Jornal da Cidade de Bauru e região.
26/12/2010 JC nos Bairros
Pequenas atitudes, grandes diferenças
Vontade de ser exemplo

 
Acordar todos os dias, colocar os pés na calçada e se deparar com um belo jardim é uma das maiores satisfações do aposentado Osmar Antônio Godoy, 67 anos. Mas nem sempre foi assim. Morador do Núcleo Novo Jardim Pagani há 35 anos, Osmar teve, por longos e incômodos anos, de conviver com vielas mal iluminadas, abandonadas e cheias de mato e lixo.

Farto da situação, no meio deste ano, ele tomou uma atitude: decidiu exercer sua cidadania. Para isso, colocou a mão na massa e transformou a viela em frente à sua casa, uma das 15 existentes no bairro, em um belo jardim.

“Eu não suportava mais aquela situação. Ficava incomodado com tanto mato. Não me conformava em limpar a viela todos os dias e ver que, no dia seguinte, amanhecia tudo do mesmo jeito. Por isso decidi dar o exemplo. Estou recebendo muitos elogios, mas o que quero, na verdade, é que outros moradores tomem a mesma atitude”, propõe Osmar.

Além das quase 120 mudas plantadas no local, Osmar utilizou cerca de 1.200 garrafas pet para embelezar o espaço. Ele encheu uma a uma com água e colocou corante para deixá-las coloridas. A obra demorou quase 5 meses para ficar pronta, mas, segundo ele, ainda faltam alguns detalhes, como a grafitagem do muro, por exemplo.

A decisão foi apoiada pela esposa, Zoraide Bianchini Godoy, que também chegou a ajudar na obra. Além disso, algumas empresas, moradores e a prefeitura colaboraram com o empreendimento, limpando o terreno e doando mudas de plantas. Ainda assim, Osmar precisou desembolsar quase R$ 3 mil e executar sozinho toda a parte de mão-de-obra.

“Penso que muito do que fiz, como limpar o terreno, por exemplo, é dever da prefeitura. Porém, cabe aos moradores do bairro exercer a cidadania e manter o local limpo. Não é preciso que façam tudo da mesma forma que fiz, basta que cuidem e zelem pelo local onde moram”, ensina ele, orgulhoso. 





Modernidade como aliada

Para alguns, a internet é um instrumento de pesquisa. Para outros, de diversão. Já para o aposentado Antonio Morales de Camargo, 61 anos, o ambiente virtual é uma ferramenta importantíssima para a reivindicação de melhorias para o Novo Jardim Pagani, bairro onde mora.

A ideia de utilizar a internet para exercer a cidadania surgiu há cerca de dois anos, quando um grupo de pessoas do local decidiu reorganizar a associação de moradores. Recém aposentado, Antonio percebeu que podia colaborar: assumiu o cargo de primeiro secretário da organização e criou um blog, o http://novojardimpagani.blogspot.com.

A ideia, segundo ele, é utilizar a moderna ferramenta não somente para divulgar os problemas do local, mas também para debater soluções com os moradores do bairro, membros do poder público e a sociedade no geral.

“O blog tem a função de facilitar e mediar a comunicação entre quem vive no bairro e as autoridades públicas. É uma forma de expor o que acontece aqui e apontar o que cada um pode fazer para melhorar o bairro. A aceitação tem sido ótima”, comenta ele.

Para abastecer o blog, Antonio percorre as ruas do Novo Jardim Pagani com uma máquina fotográfica na mão, à caça de irregularidades, coisas que podem ser melhoradas e mudanças positivas já efetivadas.

Entre os principais temas pautados na página virtual estão a precariedade das vielas, manifestos contra a instalação do minidistrito industrial na entrada do bairro, a sujeira e o mato alto dos terrenos, além dos problemas de iluminação.

“Mas muita coisa já foi resolvida. A iluminação, por exemplo, já melhorou bastante. Penso que o poder público tem um papel fundamental na estruturação do bairro, mas sei que sem a colaboração dos moradores nada é possível”, pondera Antonio. 

domingo, 19 de dezembro de 2010

Moção de aplauso na Câmara Municipal

O Vereador Carlão do Gás apresentou na Câmara Municipal de Bauru moção de aplauso ao Sr. Osmar Antonio Godoy responsável pela transformação de uma das vielas de nosso bairro em um verdadeiro jardim:

"MOÇÃO DE APLAUSO ao Senhor Osmar Antonio Godoy pela dedicação, imaginação, inteligência, coragem, abnegação e persistência na atitude que teve em transformar o ambiente em que vive, criando no Novo Jardim Pagani um local alegre e florido."

A moção de aplauso foi aprovada por unanimidade na  sessão ordinária da Câmara Municipal do dia 22/11/2010. Nossos parabéns ao Sr. Osmar.

            Documento entregue ao Senhor Osmar 
     pelo Vereador Carlão do Gás

                                         Clique na imagem para ampliar 

    Momento da entrega do documento
                                                                        

     Na viela( da esquerda para a direita: 
Vereador Carlão do Gás, Senhor Osmar, Adalgizo(Presidente da Associação de Moradores.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Asfalto novo no bairro

Finalmente as duas ruas dos dois lados da garagem da RIL(Rodoviário Ibitinguense Ltda.) estão sendo asfaltadas para a alegria dos moradores que pediam a melhoria há 30 anos.
Graças aos esforços conjuntos do Vereador Carlão do Gás e da Associação de Moradores e, claro, da chancela do Prefeito Rodrigo Agostinho as duas ruas estão em trabalhos de colocação de guias e asfaltamento como podem ver nas fotos recentes que tiramos de lá.


Clique aqui para ver mais fotos

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Previsto grande investimento no Estádio Municipal Prefeito Edmundo Coube

Boa notícia para a cidade e especialmente para o NOVO JARDIM PAGANI  
pois o Estádio localizado no Jardim Araruna fica na entrada de nosso bairro e sua modernização beneficiará toda a região.

                                                                     Maquete do estádio 
Para ver mais fotos de aspectos da maquete, clique aqui.
As fotos da maquete foram publicadas pelo jornal BOM DIA BAURU.



Jornal da Cidade de Bauru e região

11/11/2010 - Esportes

Jogos Abertos/Copa 2014: Complexo do Cedesp pode custar até R$ 12 milhões 


A construção do complexo esportivo batizado de Centro de Desenvolvimento Esportivo (Cedesp), na área do estádio Edmundo Coube, é a principal obra de infraestrutura esportiva planejada para a edição bauruense dos Jogos Abertos do Interior (JAIs) em 2012 e para Bauru anabolizar sua candidatura à subsede da Copa do Mundo em 2014 no Brasil.

O secretário municipal de Esportes de Bauru, José Carlos de Souza Pereira, o Batata, confirmou ontem ao JC que o custo total estimado do Cedesp pode chegar a R$ 12 milhões. “Vi uma matéria hoje (ontem) falando em R$ 20 milhões. Está totalmente fora da realidade R$ 20 milhões”, afirma o secretário.

O JC antecipou com exclusividade, na edição de anteontem, os detalhes de cada aparelho projetado para o Cedesp, que terá parte das obras realizadas para o JAIs estimadas em R$ 5 milhões a R$ 8 milhões. O ginásio poliesportivo para mais de 3 mil pessoas planejado tem projeto construtivo de estrutura simplificada e custaria aproximadamente R$ 1,5 milhão.

Batata não confirma, mas não nega, o valor estimado só para o ginásio porque cada aparelho esportivo planejado para o Cedesp precisa, ainda, ser orçado por técnicos especializados em engenharia. “A minha pretensão é construir um ginásio factível, que atenda as necessidades do município nas modalidades e que não custe caro”, explica Batata.

O estádio Alfredo de Castilho consta também do projeto enviado nesta semana ao Comitê Organizador do Estado de São Paulo (Coesp) da Copa do Mundo no Brasil em 2014. Conforme Batata, o estádio do Esporte Clube Noroeste (ECN) seria palco para a seleção estrangeira abrigada em Bauru jogar uma partida beneficente e também campo para treinos, conforme exige o caderno de encargos da Fifa para as subsedes. O Cedesp seria centro de treinamento para a preparação desta delegação internacional hospeda em Bauru.


Corrida pela grana


A largada para a corrida aos cofres públicos da União e do governo estadual começou ontem, inicialmente, com o prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) e o secretário municipal Ricardo Oliveira, da Sear e presidente municipal do PTB. Ambos estiveram em Brasília, ontem, para amarrar dinheiro do Orçamento da União de 2011 para Bauru, incluindo também pedidos específicos para a área de esporte e turismo.

Rodrigo protocolou pedidos de emendas parlamentares nos 70 gabinetes da bancada paulista na Câmara dos Deputados, durante a tarde de ontem. “Estamos com uma expectativa boa e fazendo vários pedidos para infraestrutura esportiva. Mas vai depender dos deputados quererem ampliar sua atuação na cidade de Bauru. Visto que Bauru não tem deputado federal”, explica o prefeito.

No período da manhã, os peemedebistas Rodrigo e o deputado federal Michel Temer e os petebistas Ricardo Oliveira e o deputado federal Arnaldo Faria de Sá conversaram sobre dinheiro para estruturar o segmento esportivo e de turismo em Bauru. Temer, além de presidir a Câmara, é vice-presidente eleito e coordenador-geral da transição do governo Lula para o da presidente eleita Dilma Rousseff.

À noite, Rodrigo e Oliveira se reuniriam com o senador petebista Gim Argello, relator-geral da peça orçamentária da União para 2011 e líder do PTB no Senado. “É ele (Gim) quem vai dizer as emendas que vão entrar ou não. Ele que vai definir o orçamento do primeiro ano do próximo presidente (Dilma)”, comenta Oliveira.

O petebista antecipou, antes da reunião com o senador, em que um tema da conversa com Argello era a inclusão de emendas para Bauru construir o Cedesp com o argumento de que infraestrutura esportiva e turística são carências do município devido à realização do JAIs 2012. “Vamos buscar inclusive a orientação do senador Gim para ver o que é viável. Embora a gente estime que por volta de R$ 10 milhões a R$ 12 milhões a gente construa esse complexo”, adianta o petebista.

Oliveira detalha que no contato com os deputados federais do PTB Nelson Marquezelli e Arnaldo Faria de Sá a investida é no sentido da inclusão de emendas para a infraestrutura de recepção dos visitantes que virão a Bauru durante os Jogos. Na volta a Bauru, Rodrigo e Oliveira farão, hoje, uma parada em São Paulo para agendar a data da visita da comitiva da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo (Selt) para um raio X das condições de Bauru para receber os Jogos Abertos.

A conversa será com o secretário Benedito Fernandes e com o deputado estadual Campos Machado, líder do PTB na Assembléia Legislativa (Alesp).

                                                                                                                                      Ricardo Santana

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

VIELA VIRA JARDIM

                                           (clique sobre a foto para vê-la maior)

Matéria publicada no Jornal da Cidade de Bauru e região na edição do dia  28/10/2010

Viela com mato vira jardim no Pagani

Inconformado com o abandono e o mato alto, morador do bairro transforma viela perto de casa em obra paisagística

Adilson Camargo

Por iniciativa de um morador, o Jardim Pagani acaba de ganhar um novo jardim. Cansado de ver as vielas do bairro tomadas pelo mato alto, especialmente a que fica a poucos metros de sua casa, o aposentado Osmar Antônio Godoy, 67 anos, decidiu pôr a mão na massa - e no bolso - para transformar o local em um espaço de rara beleza.

Ainda faltam alguns acabamentos, como a pintura de toda a calçada, dos muros e das muretas que ficam nos dois extremos da viela, mas o principal, que é o jardim, já está pronto.

Osmar diz ter começado o trabalho na metade deste ano. Num esforço solitário, solicitou ajuda de empresas para limpar o terreno, recorreu à prefeitura para conseguir mudas de plantas e placas de gramas. O morador pagou do próprio bolso praticamente tudo o que tem no jardim. A mão de obra também é dele. Desde o plantio das mudas até o serviço de encanamento, já que parte da água de algumas residências vizinhas da viela eram despejadas no local.

Apesar do trabalho, do gasto e do prejuízo (parte do material utilizado foi furtada ou danificada por vândalos durante a montagem do jardim), Osmar não desistiu de sua empreitada. Hoje, ele olha com orgulho para o resultado de sua persistência. “Não fiz isso para me aparecer, mas para que sirva de exemplo para todos que é possível deixar o bairro mais bonito. Se precisarem da minha ajuda, estarei à disposição”, declara. Segundo ele, existem em torno de 15 vielas no bairro.

O morador usou cerca de 1.200 garrafas pet para dar um toque especial à sua obra. Ele encheu uma a uma com água e colocou corante para deixá-las coloridas. Osmar conta que comprou as garrafas de catadores de recicláveis. Ele comprou também cerca de 75 mudas de árvores ornamentais para paisagismo, que se somaram às 40 que ele ganhou da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Segundo ele, as chuvas dos últimos dias ajudaram a melhorar a cor do jardim. O verde, agora, está mais vivo, e em algumas plantas começam a brotar as primeiras flores, tornando o ambiente ainda mais colorido e belo.

Apesar das chuvas, que começam a cair com mais frequência, Osmar não descuida do jardim. Pelo menos uma vez por dia ele rega as plantas e a grama com o uso de uma mangueira.

Quando não é possível contar com a ajuda dos vizinhos que ficam ao lado da viela, ele coloca a mangueira na torneira da casa dele e atravessa a rua com ela, mesmo correndo o risco de um veículo pesado, como um caminhão, por exemplo, danificá-la. Para não correr mais esse risco e não precisar ficar contando com a boa vontade dos vizinhos, o aposentado vai solicitar que o Departamento de Água e Esgoto (DAE) instale um bico de água na viela.

O morador Rafael Norato, 29 anos, acompanhou todo o trabalho do vizinho. Vendo a transformação pela qual passou a viela, ele elogiou a iniciativa e o esforço de Osmar. “Ficou muito bonito. Mudou totalmente o visual, ficou mais agradável. Ao invés de mato alto, agora temos um jardim muito bem cuidado e bem feito”, observa.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ILUMINAÇÃO DO BAIRRO

Técnico Edson substituindo luminárias da R. Manoel S. Quialheiro.
  
Nosso bairro está agora mais iluminado! Foi completada a troca de lâmpadas e das hastes de iluminação de todas as ruas. Anteriormente já tinham sido iluminadas as vielas. Só temos a agradecer ao prefeito Rodrigo Agostinho e à sua equipe. A Associação de Moradores só tem a comemorar, pois o esforço conjunto com o Vereador Carlão do Gás tornou realidade antigas aspirações do bairro.

As novas lãmpadas são mais eficientes e deram nova e iluminada aparência noturna ao bairro.

Esperamos agora sermos incluídos nos planos da prefeitura para o recapeamento asfáltico das ruas do bairro.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Iluminação das vielas do bairro



Finalmente foram colocados os postes de iluminação das vielas. Estão recebendo as hastes de iluminação com as respectivas lâmpadas e em seguida ligadas. As vielas estão iluminadas!  

Isso foi possível graças a uma  ação conjunta da Associação de Moradores e do Vereador Carlão do Gás.

Registramos aqui prontidão da Secretaria de Obras(Secretário Eliseu Areco) e a chancela do Prefeito Municipal Rodrigo Agostinho, bem como o apoio da Sear(Secretário Luis Ornellas), que tem se esmerado em atender às demandas do bairro. 


Infelizmente algumas vielas do bairro que foram ocupadas por moradores vizinhos preocupados com a segurança de suas casas - e que já receberam notificação da prefeitura para desocupá-las - ficaram fora do projeto.

O passo seguinte é a reurbanização de todas as vielas pela prefeitura para que possamos realizar uma campanha para que os moradores de cada rua se reúnam para cuidar da manutenção desse importante espaço público de nosso bairro.

Na foto a viela que foi remodelada pelo Sr. Osmar (entre as ruas Maestro Oscar Mendes e Luiz Bonetti) já com postes de iluminação. A viela, graças à iniciativa e ao trabalho duro do seu benfeitor, se transformou num verdadeiro jardim e esperamos que mais moradores do bairro se inspirem no seu exemplo.